divulgacao imobiliaria

Decoração mediterrânea: como deixar sua casa mais estilosa

Quando falamos em decoração mediterrânea logo pensamos nas cores do mar e nos tons de areia. Uma das grandes vantagens desse estilo é que ele pode ser aplicado em toda a casa, incluindo o banheiro. Esse espaço merece atenção especial, desde a escolha de um ralo oculto de qualidade até itens decorativos naturais, como as plantas.

 

Mesmo que você não more na região mediterrânea é possível deixar sua casa muito mais bonita e com aspectos que dão a sensação de frescor e leveza. O calor é bem intenso nos países do mediterrâneo, o que exige a aplicação de estratégias para deixar os ambientes mais confortáveis.

 

Veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar a decorar sua casa no estilo mediterrâneo.

Decoração mediterrânea: veja o que não pode faltar

1. Conheça os elementos fundamentais da decoração mediterrânea

 

Um dos aspectos que chamam a atenção na decoração no estilo mediterrâneo é a riqueza de opções para deixar o espaço mais aconchegante. Uma vez que estamos falando de uma região extremamente quente, as pessoas se acostumaram a buscar alternativas para deixar os ambientes internos mais confortáveis.

 

Além disso, outro aspecto bastante valorizado é a iluminação natural. A maioria dos dias são sempre de sol, o que favorece maior luminosidade dentro dos ambiente. O uso de janelas e portas maiores também são um diferencial. O objetivo é aproveitar a luz solar, mas ao mesmo tempo garantir o conforto térmico, permitindo assim que o vento circule por todo seu imóvel.

 

Na hora de escolher os móveis é importante lembrar que o estilo clássico é o mais valorizado, sendo que o design é sempre atemporal. Dessa forma, você vai garantir uma decoração muito mais bonita e duradoura.

 

A dica para uma decoração no estilo mediterrâneo é escolher tons terrosos e claros, pois eles trazem sensação de frescor e lembram paisagens, valorizando os aspectos naturais da região costeira. A aplicação de cerâmicas, estampas e madeira entalhada são destaques na decoração mediterrânea.

2. Priorize a naturalidade

A região do mar mediterrâneo possui uma natureza exuberante, rica em recursos naturais que são super valorizados na hora de decorar a casa. Portanto, se você está pensando em deixar seu ambiente bonito e valorizado, precisa valorizar esse aspecto.

 

O uso de pedras, cerâmicas e ladrilhos é bastante comum visto que contribui para o frescor dos ambientes. A aplicação em móveis também é uma alternativa comum. As fibras naturais como o algodão e o bambu têm presença marcante na decoração.

 

Seja nas cortinas, roupas de cama, mesa, banho e até mesmo na confecção de acessórios decorativos, esse tipo de material é bastante versátil e de fácil aplicação em ambientes.

 

Você poderá ainda aplicar o tradicional mosaico, adquirindo peças prontas ou mesmo montando de forma personalizada. Podem ser usados para revestir paredes ou se transformar em acabamentos para espelhos, porta-retratos, entre outras utilidades.

 

Mas lembre-se que mais é menos, portanto nada de exageros. Além disso, valoriza os tons terrosos em todas as aplicações, não se esquecendo do branco e do azul, que remete a ideia do mar. O branco por sua vez, especialmente as paredes contribui para deixar o ambiente mais tranquilo e com aspecto clean.

3. Trabalhe a integração dos ambientes

Na decoração no estilo mediterrâneo é muito comum a integração dos ambientes, isso permite que as construções tenham menos paredes e consequentemente o ar circule melhor, deixando o espaço mais aconchegante.

 

Você pode usar ferro ou madeira para fazer as delimitações, pois, além de serem recursos naturais facilmente encontrados, podem ser desenhados seguindo o estilo mediterrâneio. É possível integrar sala de jantar com sala de estar ou mesmo sala de jantar e cozinha.

 

O gesso também é uma boa opção para promover acabamentos perfeitos, mas esqueça as linhas retas. Na decoração mediterrânea, a valorização é voltada para as curvas, portanto, seja no teto ou na execução de acabamentos ou criação de objetos decorativos, prefira as formas mais arredondadas.

 

As partes externas das casas também podem ser integradas, o que resulta em maior amplitude e mais espaços para eventos familiares ou com os amigos. Seja na parte interna ou externa, não esqueça da funcionalidade dos ambientes, o que pode ser bem ajustado com os devidos móveis e acessórios no lugar.

Conclusão

As 3 dicas que apresentamos nesse artigo são válidas para quem deseja construir um espaço aconchegante e com clima agradável a qualquer hora do dia. Sendo assim, escolha elementos que contribuem para melhor aproveitamento da luz solar, mas que ao mesmo tempo permita a ventilação adequada dentro do ambiente.

 

O uso de cortinas de cores claras e tecidos leves ajudam a proteger os móveis e acessórios e ao mesmo tempo evitam a entrada excessiva dos raios solares. O uso de plantas naturais em toda a casa também é uma alternativa para deixar o ambiente muito mais fresco. Escolha espécies que suportam viver dentro de casa e tenha um ambiente muito mais sofisticado e agradável.