O setor imobiliário é um campo complicado. Dos impostos sobre a propriedade aos direitos dos inquilinos, dos documentos de empréstimo hipotecário às exigências do arrendamento, as leis em torno dos imóveis são confusas até mesmo para os profissionais imobiliários mais experientes. Então, como você pode saber se precisa de um advogado imobiliário? A boa notícia: você provavelmente não precisa de um. A maioria das pessoas também não precisa de um advogado do ramo imobiliário. A maioria dos casos requer um advogado e a maioria das questões legais no setor imobiliário pode ser resolvida sem a contratação de um. Entretanto, nem todos entendem isso ou sabem o que procurar ao entrevistar uma equipe jurídica em potencial. Se você está se perguntando se deve contratar um advogado imobiliário, aqui estão cinco razões sólidas pelas quais você deve considerar isto como parte de sua estratégia imobiliária:
Você possui um imóvel alugado e precisa de um advogado para seu locador/locatário
Se você possui um imóvel alugado, pode pensar que não precisa de um advogado. No entanto, este pode não ser o caso. Você pode precisar de um advogado para resolver qualquer problema que surja com seu inquilino, como uma ação judicial. Se um inquilino lhe processar, você pode precisar de um advogado para tratar do caso. Você também pode precisar de um advogado para tratar de questões como aluguel não pago, serviços públicos ou taxas de manutenção. Se um inquilino tiver esse tipo de problemas, você pode precisar de um advogado, mas a maioria dos problemas não tem. Se você precisar de um advogado para o relacionamento locador/locatário, a maioria dos bons advogados está associada a uma área de atuação específica. Você pode ligar para sua sociedade de direito local ou estadual ou grupo de comércio imobiliário para ver se algum de seus membros oferece representação do locador.
Você tem uma hipoteca ou um empréstimo imobiliário
Se você tiver uma hipoteca ou um empréstimo imobiliário, pode precisar de um advogado para resolver alguns problemas, inclusive: – O que acontece se houver uma execução hipotecária em seu imóvel? – Como lidar com atrasos no pagamento da hipoteca e nos esforços de cobrança do empréstimo. – O que acontecerá se o credor entrar com uma ação judicial contra você por pagamentos de empréstimo não pagos. – O que acontece se a FHA ou USDA mover uma ação judicial contra você por danos materiais, ou violação de um acordo relativo a uma hipoteca ou empréstimo imobiliário. – O que acontece se o banco ou o credor tentar executar a hipoteca porque a propriedade caiu em desuso.
Você está comprando uma casa ou propriedade de investimento
Se você estiver comprando uma casa ou propriedade de investimento, você pode precisar de um advogado para tratar das seguintes questões: – A busca do título – o que acontece se houver algo errado com o título do imóvel? – A inspeção – como você pode saber que o imóvel está como anunciado? Como você pode saber se o imóvel está em boas condições? – Como encontrar o empreiteiro ou construtora certa para fazer os reparos ou renovações? – O que acontece se o vendedor está vendendo um imóvel porque tem um problema financeiro e o comprador não consegue fechar a transação. – O que acontece se houver problemas fiscais com o investimento.
Você tem extensos documentos legais relacionados à sua carteira imobiliária
Se você tiver documentos legais extensos relacionados à sua carteira imobiliária, pode precisar de um advogado para tratar de questões como: – O que deve acontecer se você falhar um prazo para um documento legal como uma hipoteca, contrato ou servidão? – O que acontece se outra pessoa assinar um documento que tenha sua assinatura? – O que acontece se você tiver que ir a um tribunal por causa de um documento legal? – O que acontece se você precisar fazer uma mudança em um documento legal, como uma hipoteca, contrato ou servidão? – O que acontece se alguém tentar tomar seu imóvel sem sua permissão? – O que acontece se você precisar de um divórcio ou pensão alimentícia?
Você é ferido em um acidente em sua propriedade imobiliária
Se você for ferido em um acidente em sua propriedade imobiliária, pode precisar de um advogado para tratar de questões como: – Como você pode garantir que a companhia de seguros pague sua reivindicação? – Como você pode tratar de questões como invasão de propriedade, vandalismo ou assédio aos vizinhos? – Como você pode garantir que os empreiteiros sigam todas as regras, como licenças de construção? – O que acontece se você precisar de outros tipos de serviços jurídicos? – O que acontece se você precisar de um advogado fora de seu estado?
Pensamentos finais
O setor imobiliário é um campo complexo. Isto pode ser confuso, frustrante e demorado. Quando você coloca todas estas questões em seu prato, você pode recorrer a um advogado para obter ajuda. Antes disso, porém, certifique-se de compreender para que você precisa de um advogado. Você pode não precisar de nenhum advogado. Perceba que há muitas questões legais que não exigem um advogado. Se você não tiver certeza, talvez queira contratar um advogado para uma consulta a fim de ter uma melhor compreensão dessas questões.
Confira uma lista de advogados imobiliários divididos pro cidades: