divulgacao imobiliaria

Peperômia e tipos: como cuidar e usar na decoração?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária em Balneário Camboriú, é hora de começar a planejar a decoração. Sabemos que são muitos elementos que devem compor os ambientes, como sofá, mesa de centro, estante, prateleira, além dos eletrodomésticos. No entanto, um detalhe que faz tudo ficar mais vivo e diferente é a planta sendo usada como enfeite. Ela traz mais vida, conforto e até mesmo melhora a qualidade do ar, conferindo bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.

Sendo assim, uma espécie muito usada na decoração de interiores é a peperômia, que conquista cada vez mais pessoas. No entanto, ela exige alguns cuidados especiais, a fim de garantir seu melhor desenvolvimento. Então, se você quer saber como cuidar de peperômia, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

Quais são os tipos de peperômia?

Existem diferentes tipos de peperômia, com variadas texturas, cores e desenhos. Conheça abaixo quais são as principais:

1. Peperômia melancia

Suas folhas se parecem muito com o desenho da casca da fruta e por isso recebeu esse nome popular. Nativa da Mata Atlântica, ela é uma das mais famosas e os cuidados são bem simples, assim como os outros tipos de sua espécie. Ela gosta de luz difusa e pode ser usada de diferentes formas em sua decoração, como em vasos e até mesmo pendente.

2. Peperômia variegata

Com folhas mais largas, essa peperômia possui as pontas amarelas e o centro verde. Suas folhas desiguais a torna muito interessante e um excelente complemento para a decoração, principalmente em ambientes minimalistas.

3. Peperômia caperata

Também conhecida como peperômia marrom, esse tipo possui folhas mais escuras, parecidas com o tom de terra molhada. Além disso, uma característica muito interessante é que ela possui textura enrugada e em alto relevo. Ela combina muito bem com vasos para colocar em diferentes cantos da casa.

4. Peperômia nivalis

Essa pequena suculenta nativa das florestas tropicais do Peru é diferente dos outros tipos que já citamos. Isso porque, suas folhas e caule são grossos, com coloração verde clara e homogênea. Além disso, ela produz uma seiva e exala perfume de anis, sendo um tipo muito curioso. Suas regas devem ser mais espaçadas e o solo precisa estar completamente seco para ser aguado novamente.

5. Peperômia tricolor

Ela tem esse nome devido às diferentes tonalidades das folhas, que variam do creme ao verde. Ao contrário dos outros tipos de peperômia, ela fica ainda mais bonita quando entra em contato com o sol. Contudo, sua rega deve ser mais frequente para que o substrato continue úmido.

6. Peperômia filodendro

Por fim, essa peperômia também é conhecida como cupido e scandens, sendo um dos tipos mais comuns nas casas brasileiras, com formato de coração. Nativa do México e América do Sul, ela exige regas regulares, mas moderadas, nunca deixando a terra encharcada. Para deixar sua casa ainda mais bonita, coloque a planta no alto de estantes, pendurada nas paredes, prateleiras ou até mesmo no teto.

Como cuidar da peperômia?

Por mais que tenha diferentes tipos de peperômia, os cuidados são bem parecidos para todas elas, não sofrendo grandes variações. Sendo assim, confira abaixo o que você precisa fazer para que sua peperômia fique sempre bonita e saudável:

Iluminação

A peperômia é uma planta que gosta de iluminação indireta, ou seja, o ambiente deve receber claridade, mas nunca sol direto na planta por muito tempo. Isso porque, ele queima as folhas, impedindo seu crescimento saudável.

Vaso

Também é importante adquirir um vaso que seja adequado para a planta, sendo ideal que ele tenha um pequeno furo embaixo para drenar a água. Além disso, você pode adquirir um vaso pequeno, mas conforme ela for crescendo, é importante trocar para que ele consiga acomodá-la de forma adequada.

Rega

A peperômia é uma planta que não gosta do solo encharcado. Sendo assim, uma boa dica é ficar atento às estações. No verão, é importante regar mais vezes do que no inverno. Contudo, para saber se está na hora de molhar, verifique a umidade da terra. Nesse sentido, a rega só deve ser feita se, além da parte superior, o substrato mais profundo também estiver seco.

Adubação

Por fim, a peperômia é uma planta fácil de cuidar, mas para um crescimento saudável, é importante que o vaso tenha um bom substrato, que seja rico em matéria orgânica. Além disso, o adubo granulado é uma ótima pedida e você pode adquirir o mais indicado em lojas especializadas. Também é válido ressaltar que as folhas e pontas secas devem ser sempre retiradas.

Então, agora que você sabe como cuidar de sua peperômia, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de que ela é um ser vivo e merece a devida atenção. Portanto, se você não tiver tempo ou não quiser se responsabilizar com os cuidados, o ideal é optar pelas plantas artificiais.