divulgacao imobiliaria

Difusor de ambientes: quais aromas usar em cada ambiente da casa?

Os difusores de ambientes são itens cada vez mais utilizados, principalmente após a pandemia do COVID-19. Isso porque, as pessoas começaram a valorizar ainda mais a qualidade de vida e momentos de bem-estar. Nesse sentido, os difusores de aroma contribuem significativamente para o conforto e aconchego dos espaços. Afinal, cada cheiro pode promover um tipo de sensação, garantindo momentos de lazer, relaxamento ou foco por completo.

 

Existem diferentes tipos de difusores, como em varetas ou elétrico, mas independente de qual você tiver, saiba que os efeitos promovidos são os mesmos. Contudo, isso irá depender do aroma que utilizar no acessório. Sabemos que é comum surgir algumas dúvidas em relação ao cheiro e por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais aromas utilizar em cada ambiente de sua casa ou trabalho.

 

Por que usar aromas diferentes?

 

É fato que cada cômodo de uma casa têm um propósito específico e, justamente por isso, cada um precisa ter um aroma particular, a fim de promover as sensações necessárias para o momento. Por exemplo, o aroma do banheiro precisa remeter à sensação de frescor, enquanto o quarto deve contribuir para momentos relaxantes.

 

Nesse sentido, para quem quer descansar na sala, por exemplo, um aroma de pimenta não será indicado, pois é mais revigorante e estimulante. Portanto, nesse momento, o ideal seria utilizar um odor cítrico, visto que traz maior efeito calmante e relaxante. Confira abaixo as principais indicações de aromas para cada ambiente:

 

Sala

 

A sala é um dos ambientes mais versátil e dinâmicos de uma casa, visto que é utilizada tanto para receber os amigos quanto para estudar, relaxar, assistir TV, ler um livro, etc. Portanto, caso esteja estudando no ambiente, o aroma mais indicado é o alecrim. Da mesma forma, caso precise de concentração e foco, o eucalipto será excelente.

 

Por outro lado, o aroma de laranja traz sensação de bem-estar e alegria, enquanto a canela é responsável por aquecer o ambiente e promover interação entre as pessoas. Vale lembrar ainda que o olíbano irá ajudar na purificação, trazendo boas energias e vibrações. Por fim, o cedro é um aroma mais amadeirado e também ajuda na concentração.

 

Sendo assim, ao entender um pouco mais sobre cada aroma e sensações promovidas, você pode até mesmo misturar algumas gotas em seu difusor de diferentes óleos ou essências para intensificar as sensações.

 

Quarto

 

O quarto com certeza é o ambiente mais íntimo de uma casa, sendo voltado para momentos de descanso e também para dormir. Sendo assim, esse cômodo pede por odores mais suaves e que promovam maior tranquilidade no dia a dia. Portanto, os aromas mais recomendados são os óleos essenciais de lavanda, camomila, melissa, manjerona e mandarina.

 

Agora, caso queira criar um clima mais romântico, intimista e sedutor, óleos essenciais de rosa, jasmin, néroli, cardamomo e sândalo são os mais indicados para esses momentos.

 

Cozinha

 

Na cozinha é comum haver uma grande mistura de odores, visto que é o local onde são preparadas as refeições. Sendo assim, para deixar o ambiente mais interessante, os aromas cítricos são os mais recomendados, como laranja, limão, tangerina, entre outros. Vale lembrar ainda que incluir aromas de especiarias, como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce ficam muito bem ao lado do fogão. Isso porque, eles são capazes de neutralizar odores mais fortes, como o da fritura, além de destacar aromas de outras preparações.

 

Banheiro

 

Por fim, o banheiro combina muito bem com cheiros de flores, como lavanda, gerânio e palmarosa. Contudo, é importante deixar claro que mais do que isso, esse cômodo precisa ter um aroma característico de limpeza e higiene. Sendo assim, essências que remetem a esse cheiro são bactericidas e fungicidas, limpando o ambiente por completo. As principais são limão, pinho, cipreste, eucalipto e hortelã.

 

Além disso, uma boa dica é colocar em um balde com água um pouco de álcool e algumas gotas dos óleos que citamos. Assim, você pode umedecer um pano e passar pelo chão do banheiro, fazendo com que ele fique ainda mais cheiroso e com sensação de limpeza.

 

Escritório

 

É fato que o home office está sendo utilizado por boa parte das pessoas depois da pandemia do COVID-19. Sendo assim, é possível incluir um aromatizador dentro do escritório ou ao lado de seu computador para te ajudar a ter mais concentração, foco e estimular a produtividade. Para isso, utilize o óleo lemongrass.

 

Então, agora que você sabe quais são os principais aromas indicados para cada ambiente de sua casa, já pode adquirir suas essências ou óleos essenciais. Devemos lembrar ainda que, por mais que as indicações mais comuns sejam as que citamos, tudo irá depender do momento e do tipo de sensação que deseja promover para o ambiente. Afinal, se quiser uma sala mais relaxante, o aroma será diferente quando comparado com reuniões em família e festas com os amigos.