divulgacao imobiliaria

Detalhes cruciais para uma reforma bem-sucedida feita por conta própria

Para fazer a manutenção de pontos que precisam de reparo imediato, trocar um revestimento antigo por um novo ou ainda dar um visual mais moderno para o seu lar: nesses e em outros casos semelhantes, a solução está na tradicional reforma doméstica.

Fazer isso por conta própria é uma alternativa interessante para quem deseja economizar. No entanto, é preciso ter em mente que esse processo pode ser um tanto quanto desafiador. Isso porque não basta saber, por exemplo, quais materiais para acabamento serão usados sem antes realizar um planejamento.

Há algumas tarefas que podem ser realizadas sem a ajuda de um profissional da área, enquanto em outras a presença de trabalhadores, como pedreiro, pintor, hidráulico e eletricista, é indispensável. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber antes de iniciar a reforma da sua casa.

O que você pretende reformar?

O ponto de partida para essa empreitada é saber exatamente o que se pretende reformar. Pode ser que você deseje pintar a casa com cores novas, trocar o revestimento do banheiro, reparar a rede elétrica do imóvel, ampliar uma janela ou até mesmo demolir uma parede para criar um novo cômodo, por exemplo.

Definir o que vai ser feito é essencial para determinar o tipo de serviço, material e cuidado que serão necessários para a reforma em questão. Isso porque, em alguns casos, trata-se de uma obra mais simples, que não envolve quebradeira, enquanto outras são complexas e levam meses para serem finalizadas.

Em seguida, é necessário estabelecer um planejamento prévio da obra. Isso inclui colocar no papel tudo o que envolve a reforma: tipo de material e quantidade de cada um, cronograma com datas para cada fase da reforma, orçamento de materiais, serviços que serão necessários e valor disponível para a obra.

Faça pesquisas e cursos técnicos

A não ser que você já seja um especialista na área, dificilmente poderá fazer qualquer tipo de reforma sem antes ter estudado um pouco sobre o assunto. Uma dica aqui é fazer pesquisas, assistir a vídeos de tutoriais e até mesmo realizar cursos técnicos para aprender a colocar a mão na massa com mais segurança.

Tenha todas as ferramentas e os equipamentos necessários

Para a realização de um bom trabalho, é preciso ter todas as ferramentas adequadas ao tipo de serviço que você vai realizar — evite gambiarras e improvisações para não ter prejuízos futuros. Lembre-se também de usar os equipamentos de segurança, como luvas, óculos de proteção e protetor de ouvido.

Contrate profissionais especializados

Nem tudo em uma reforma pode ser aprendido do dia para a noite com um vídeo no YouTube. Há situações em que o trabalho de um profissional é indispensável, então não hesite em contratá-lo. Pedir indicações com amigos e familiares é uma boa forma de conseguir prestadores de serviço de mais qualidade e confiança.

Confira regulamentos e normas técnicas

Quando a reforma envolve alterações estruturais, é preciso considerar as normas estabelecidas pelo seu município ou condomínio, caso você viva em um. Confira o Código de Obras e Edificações da sua cidade para ver se é preciso adequar a sua obra às determinações legais e, com isso, manter tudo devidamente regulamentado.

Avise os vizinhos da sua reforma

O barulho gerado por algumas reformas, a exemplo daquelas que exigem quebra de paredes e pisos, pode ser bem desagradável, inclusive para a sua vizinhança. Nesses casos, é importantíssimo avisar e manter uma comunicação respeitosa e clara com seus vizinhos, respeitando horários e evitando ao máximo incomodá-los.

Esteja preparado para imprevistos

Há de se lembrar que, mesmo com todos esses cuidados, é possível que imprevistos aconteçam, fazendo com que sua obra demore mais para ficar pronta ou até mesmo aumentando os gastos previstos. Ter uma reserva financeira pode ser de grande ajuda nessas horas — além, é claro, de uma dose extra de paciência.