divulgacao imobiliaria

Como melhorar a umidade do ar em locais fechados

Sabemos que vivemos em um país tropical, alguns dias são mais quentes e outros chuvosos e úmidos, devido a isso é comum ver alguns locais fechados com muita umidade, essa prática não é nada saudável e pode apresentar riscos à saúde das pessoas que trabalham ou vivem nestes ambientes.

Principalmente durante o inverno as pessoas tendem a manter os locais fechados, sejam residências ou empresas, com o intuito de se protegerem dos ventos e do frio, além das chuvas. 

Nesses períodos é comum que o teto e paredes de cômodos como sala e quartos comecem a apresentar umidade e pode até ocorrer o aparecimento de mofo como consequência, a fim de se livrar dessas situações é que muitas pessoas adotem o aluguel de climatizadores como sendo uma das melhores opções contra a umidade nos ambientes.

Embora isso aconteça de forma mais geral em ambientes fechados, com pouca saída de ar ou ventilação pode acontecer de a parte externa do local ser atingida.

Quais problemas podem ser causados devido a umidade em locais fechados?

O desenvolvimento de microrganismos ocorre principalmente quando estamos em locais fechados e sem mudança do ar, isso se dá pelo fato de que existem materiais e equipamentos que são poluentes. Isso acontece tanto pela ocupação humana ou até mesmo pela umidade que é gerada nos ambientes internos, onde não há uma boa circulação do ar.

Nesses casos é comum o aparecimento de bolor nas paredes, que produzem substâncias que podem causar algum tipo de reação alérgica, e em alguns casos essas substâncias podem até ser tóxicas.

As pessoas que inalam ou tocam os esporos de bolor podem acabar tendo uma reação alérgica, podem ocorrer espirros, pigarro na garganta, tosse, nariz entupido ou corrimento nasal, erupções cutâneas e ataques de asma. 

Em quem essas reações mais aparecem?

Na maioria das vezes essas reações são mais vistas em pessoas que apresentam maior vulnerabilidade como por exemplo, crianças, idosos, bebês e mulheres grávidas, pessoas que já tiveram algum tipo de imunodeficiência, como a tuberculose também podem ser mais facilmente afetadas.

Deste modo o ideal é que o ambiente seja mantido aberto sempre que possível, isso porque a umidade excessiva promove a intensa proliferação das bactérias e de outros microrganismos nocivos à saúde. 

Quando a umidade chega a 65% o favorecimento de bactérias já aumenta, e caso ela chegue a alcançar a marca dos 80% a quantidade de bactérias pode chegar a se multiplicar em até 40x mais.

O que provoca a umidade em locais fechados?

Para encontrar soluções para o problema da umidade e entender como eles funcionam, é importante entender de forma mais elaborada as formas de captura de umidade nos locais fechados. Podemos listar quatro motivos pelos quais isso acontece:

  • Umidade por intemperismo: esse tipo de imunidade é causado como resultado da infiltração de água pluvial em rachaduras ou fissuras, seja na parede ou em outras estruturas, erros no escoamento da água também podem ser a causa desse tipo de umidade;
  • Umidade por infiltração: esse tipo de umidade é originado do solo e do lençol freático, sendo mais comum em subsolos, adegas e porões;
  • Umidade por capilaridade: esse tipo de umidade acontece devido a capilaridade, que é uma propriedade física característica dos fluidos e se refere a capacidade deles de subir ou descer por passagens de pouca espessura e tubulares. Essas passagens são encontradas nas paredes e vigas e quando estas se encontram em contato direto com o solo a umidade penetra nelas através do fenômeno da capilaridade.
  • Umidade por condensação: nesse tipo de umidade o vapor que emana de alguns lugares como banheiro e cozinha acaba por ficar impregnado nas superfícies, de modo que manchas escuras acabam surgindo nas paredes e teto.

Como melhorar a umidade do ar em locais fechados com um Climatizador?

Há diversas maneiras satisfatórias de acabar com o incômodo gerado pela umidade, principalmente quando ela está localizada em locais fechados, como usar materiais impermeabilizantes na estrutura, como a argamassa impermeabilizante que consegue evitar prejuízos ocasionados pela umidade. 

Manter as janelas abertas para que o ar possa circular também é uma excelente opção, já que com a ventilação e a luz solar a ventilação natural fica responsável por manter o ambiente arejado e sem mau cheiro.

Os climatizadores de ar podem ajudar!

Um aparelho que se torna um importante aliado na luta contra a umidade são os climatizadores de ar, isso porque seu uso proporciona temperaturas mais amenas ao mesmo tempo em que auxilia no controle da umidade decorrente de locais fechados, ele controla a temperatura e é capaz de esfriar ou esquentar o ambiente. 

O climatizador pode ficar ligado durante horas. Isso porque a sua função de umidificar pode ser desligada a qualquer momento, mas sugere-se que se espere em torno de quatro horas, já que esse é o tempo necessário para devolver a umidade do ar. 

Além disso, os climatizadores são potentes e, em certos casos, portáteis, podendo ser movidos para o cômodo onde houver maior necessidade, sendo ideal para controlar a umidade tanto em espaços grandes como pequenos.