Foi-se o tempo em que as cozinhas eram cômodos escondidos na casa. Hoje em dia, elas se tornaram um dos principais ambientes, especialmente devido à integração dos espaços, que é cada vez mais comum nas construções. Sendo assim, fazem parte da decoração e muitas pessoas escolhem o imóvel com a imobiliária com base na cozinha, segundo a imobiliária de Itajaí Franzoi informa.
Contudo, além de observar o espaço disponível, também é importante considerar a decoração do ambiente em si. Nesse sentido, as cores dos armários são fundamentais para garantir uma cozinha bonita, aconchegante e prática no dia a dia. Mas, sabemos que nem sempre essa é uma escolha fácil. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com as 7 melhores dicas para escolher as cores do armário da cozinha.
Por que as cores são importantes?
Muitas pessoas não sabem, mas as cores têm um grande impacto nos ambientes. Isso porque, não influenciam apenas a decoração, mas também os sentimentos das pessoas no ambiente. Por exemplo, escolhas erradas podem afetar a praticidade da rotina, além de fazer com que a cozinha pareça pequena, bagunçada e com sensação de claustrofobia. Por outro lado, a combinação adequada de cores torna o cômodo mais bonito, aconchegante, sofisticado e funcional.
Sendo assim, a escolha deve ser feita com muita atenção, considerando a saturação e luminosidade, personalidade dos moradores e outros fatores que vamos explicar abaixo. Confira!
Como escolher as cores do armário da cozinha?
Depois de entender melhor a importância das cores na rotina dos moradores, confira abaixo como fazer a escolha certa para seus armários da cozinha:
Avalie o tamanho do ambiente
O primeiro passo é analisar o tamanho da cozinha e todos os pertences que pretende incluir no local. Por exemplo, se o espaço for pequeno, o recomendado é optar por cores claras, pois refletem melhor a luz e contribuem para a sensação de amplitude. Por outro lado, uma cozinha ampla pode receber cores ousadas, vibrantes e escuras, desde que estejam em equilíbrio com o imóvel, principalmente se for integrada.
Pense no estilo de decoração desejado
Outro ponto importante é o estilo de decoração. O recomendado é escolher primeiro o estilo para depois considerar as cores dos armários, pois assim é mais fácil montar todo o local. Existem vários estilos, como industrial, moderno, clássico, rústico, minimalista, retrô, etc e cada um deles combina melhor com cores diferentes. O rústico, por exemplo, pede tons mais naturais e terrosos, enquanto o moderno conversa com cores vibrantes, como azul, vermelho, laranja, etc. Já uma cozinha clássica combina com cores claras e neutras.
Considere a facilidade de limpeza e manutenção
Outro ponto relevante é que as cores podem ajudar ou não a manter a limpeza da cozinha e o aspecto desejado. Por exemplo, cores claras podem sujar mais fácil e exigir uma limpeza mais recorrente. Contudo, isso não significa que cores escuras sujem menos, pois o preto, por exemplo, pode deixar a sujeira em evidência. Por outro lado, o cinza é uma cor que consegue disfarçar melhor.
Entretanto, a facilidade de limpeza irá depender do material do móvel e você pode escolher a cor desejada, aliada com uma superfície fácil de limpar.
Pense nos outros elementos da decoração
Vale lembrar ainda que outros elementos da decoração também podem influenciar na escolha das cores. Por exemplo, uma cozinha com muitas plantas pode ficar melhor com tons claros. Além disso, os eletrodomésticos em inox são mais modernos e pedem cores que conversem com eles, principalmente com a geladeira, que é o maior.
Procure referências na internet
Para acertar na escolha, você também pode pesquisar referências na internet. Isso porque, em sua mente determinada cor pode combinar muito bem com o espaço, mas no final não ficar tão bom quanto pensava. Portanto, em redes sociais e de pesquisa, é possível obter vários modelos de cozinha, algo que irá te ajudar a chegar no que você realmente gosta.
Pesquise sobre a psicologia das cores
A psicologia das cores é um estudo muito interessante e, como falamos no início, mostra que elas têm um grande impacto em nosso dia a dia. Sendo assim, para a cozinha, o ideal é apostar em cores quentes e vivas, pois deixam o ambiente alegre e estimula a conversa e interações, algo primordial para esse tipo de cômodo, não é mesmo?
Conte com a ajuda de um profissional
Por fim, mas não menos importante, se estiver com muitas dúvidas, nossa dica é contratar um arquiteto ou designer de interiores. Isso porque, esses profissionais são especialistas no assunto e sabem como montar um projeto único, que atenda às suas necessidades, gosto pessoal e demandas do dia a dia, sem deixar de lado a sofisticação e aconchego.
Então, agora que você sabe como escolher as cores do armário da cozinha, já pode colocar em prática nossas dicas e dar início ao seu planejamento.