Criar um quarto infantil funcional não é tão simples quanto pode parecer. É importante considerar os móveis, a organização, a segurança, mas também dar a possibilidade dos pequenos terem espaço para brincarem e se desenvolverem nesse ambiente. Pensando nisso, separamos algumas dicas ótimas para você conciliar todos esses pontos!
1. Defina o estilo/tema da decoração
Antes de mais nada, é interessante definir como você quer que seja o quarto da sua criança. Você prefere um estilo mais minimalista ou maximalista, cheio de cores, objetos decorativos e até mesmo brinquedos? Se o segundo tiver mais a ver com você, pode ser uma boa procurar desconto em loja de brinquedos e de decoração, para deixar o quarto cheio de detalhes especiais.
Para definir o estilo de decoração do quarto infantil, recomendamos buscar referências on-line. Pesquise por quartos infantis minimalistas, maximalistas, clássicos, retrôs, modernos, rústicos, industriais, boho etc. Dessa forma, você terá referências suficientes para saber qual combina mais com o que você quer.
Há também quem goste de definir um tema para a decoração do quarto infantil. Pode ser tanto floresta encantada, conto de fadas, céu, flores, animais etc. quanto personagens de desenho animado, como Mickey e Minnie, Ursinho Pooh, princesas da Disney, entre outros.
2. Saiba as medidas do cômodo
Por mais que você queira o que há de melhor e mais legal para o seu pequeno ou pequena, é importante ter noção do espaço que terá disponível. Dessa forma, você vai escolher os móveis e demais objetos que serão utilizados no quarto de forma assertiva
Caso seja um quarto infantil pequeno, nossa dica é apostar em móveis versáteis e que podem ser usados para mais de uma finalidade, como uma cama beliche com escrivaninha embaixo ou um berço multifuncional que já vem com cama auxiliar e trocador.
Ainda falando em móveis, outra boa ideia é apostar naqueles que “crescem” com a criança, por exemplo, um berço que, mais tarde, poderá ser adaptado para uma cama infantil. Dessa forma, o custo-benefício se torna muito melhor, já que esse item vai ser usado por muitos anos.
3. Deixe brinquedos e livros ao alcance das crianças
Para estimular a autonomia dos pequenos desde cedo, deixe os brinquedos e livros de fácil acesso. Você pode usar prateleiras baixas, baús, cestos e nichos para isso — tudo a uma altura que as crianças consigam acessar sozinhas.
Isso também pode ser útil para ensinar sobre organização, permitindo que seu filho ou filha devolva o que foi usado quando terminar de usar ou quando você pedir para que ele ou ela faça isso.
4. Atenção aos tapetes e cortinas
Infelizmente, é muito comum que crianças pequenas sofram mais com alergias e problemas respiratórios. Por isso, recomendamos procurar modelos de tapetes antialérgicos e evitar aqueles muito felpudos, pois eles podem acumular poeira e outras sujeiras, dificultando a lavagem. Em relação às cortinas, prefira tecidos mais leves, como voil.
Indicamos também ter cuidado ao organizar os móveis e demais objetos no quarto, para não dificultar a higienização e a manutenção do espaço. Para fazer isso, use um aspirador de pó e, em seguida, um pano úmido. Evite o uso de produtos de limpeza com cheiro forte, pois eles também podem acabar causando reações alérgicas.
É indispensável que a limpeza desse ambiente da casa seja feita regularmente, assim como a troca de lençóis e fronhas, que deve ser feita semanalmente ou, no máximo, a cada 10 dias. Edredons e cobertores podem ser usados por mais tempo, mas não mais do que 20 dias. Pode ser interessante também usar capas impermeáveis no colchão e no travesseiro, embaixo da roupa de cama.
Seguindo as dicas que listamos aqui, você terá um quarto infantil muito mais funcional, considerando o seu gosto para decoração, aproveitando bem o espaço disponível, estimulando o desenvolvimento das crianças e as protegendo de possíveis alergias e problemas respiratórios.