Saiba o que não pode faltar na sua Área Gourmet

Itens indispensáveis em seu espaço gourmet

Saiba o que não pode faltar na sua  Área Gourmet

Você é do tipo que não abre mão de um bom churrasco nos fins de semana? Adora passar um tempo com seus amigos ou sua família em torno da churrasqueira? Ou mesmo, sonha em ter uma área Gourmet e não sabe nem por onde começar? Então, esse artigo é para você!
Antes de tudo, vale saber que é possível, SIM, ter um espaço gourmet até mesmo em apartamento, claro, desde que o imóvel tenha condições, e que o condomínio permita.
E você, tem uma área externa esquecida na sua casa? Então, que tal investir em um espaço onde possa criar o ambiente ideal para relaxar e se divertir com a família e os amigos?
Se interessou? Então, anote aí o que não pode faltar em uma área gourmet.

1. Espaço

O primeiro passo, certamente, é verificar o espaço disponível para criar o ambiente, sabendo que será preciso instalar uma churrasqueira, coifa, dutos ou chaminés para a exaustão da fumaça.
Lembrando que, em edifícios, é proibido que a fumaça saia pelas janelas, mesmo que pela própria varanda. 
Caso sua varanda já esteja preparada para isso, com um duto para a saída de fumaça, vale se certificar que o espaço garanta conforto e funcionalidade, permitindo a instalação de uma bancada com pia, por exemplo, para a preparação dos alimentos, armários e, claro, um espaço que permita que o churrasqueiro possa circular.
Não esqueça de deixar sob a bancada da pia um espaço que tenha circulação de ar para acomodar o botijão de gás.
 
2. Churrasqueira
Apesar dos modelos de churrasqueira à carvão serem os mais tradicionais e sonhados pelos clientes, é bem provável que as regras do condomínio não permitam uma churrasqueira tradicional.
Mas, isso não precisa ser um impeditivo para criar seu espaço gourmet, até porque as versões elétricas ou que usam botijão de gás têm suas vantagens e, por isso, conquistado cada vez mais pessoas, e isso devido à rapidez para assar as carnes e praticidade para limpar.
Já, no caso de casas, onde o espaço gourmet pode ser feito numa área externa, você pode usar a criatividade na hora de escolher a churrasqueira ideal.

2. Mobiliário

Certamente, uma área para ser Gourmet precisa contar com alguns itens para poder acomodar e reunir pessoas de uma forma confortável, para isso, é importante saber escolher os móveis adequados.
Nesse sentido, a dica é perto da churrasqueira, ou do forno, investir em um balcão com banquinhos, assim, o responsável pela refeição não corre o risco de ficar isolado dos demais. Outra dica, para deixar o ambiente mais funcional, é apostar em gavetas e prateleiras no balcão, para guardar utensílios domésticos e alimentos.
Outra dica é optar por mesas e cadeiras de vime e madeira, que combinam muito com esse ambiente, sendo bem práticas de limpar, e estofados com material sintético, para aumentar sua vida útil.
Caso o espaço seja pequeno, a dica é apostar em mesas bistrô, que possuem um tamanho mais compacto, além de darem um charme francês à decoração.
E, claro, para que ninguém fique de pé, a dica é espalhar alguns pufes e bancos, que não ocupam muito espaço, e são confortáveis.
Para espaços maiores, vale apostar em Chaises, que são alternativas interessantes e super charmosas.

3. Decoração

A decoração, certamente, vai depender do gosto de cada um, quem prefere um espaço mais clean e em tons neutros, a dica é apostar em pontos focais de cor, como almofadas, pufes e peças decorativas. No caso da pessoa preferir um espaço mais alegre, com tons vibrantes, a dica é investir em ladrilhos e azulejos decorados, ou mesmo, apostar na atual tendência de deixar esse cômodo mais rústico, usando painéis de madeira.

4. Revestimentos

Os revestimentos estão em alta e ajudam muito a embelezar qualquer ambiente, podendo ser mármore, madeira de demolição, pastilhas ou ladrilho hidráulico. A dica é combiná-lo com o estilo escolhido para o ambiente — rústico, moderno, clean, vintage, clássico etc.
Para a bancada, a dica é optar por materiais resistentes às manchas que ocorrem pelo sangue da carne ou carvão, ou os riscos com pontas de facas, espetos ou grelhas, variação de temperatura. 
Como o local de churrasco costuma sujar muito fácil, a dica é optar por revestimentos de parede e piso que ofereçam facilidade para limpeza.

5. Piso

Certamente, nessa área deve-se prezar pela praticidade, por isso, ao escolher o piso, considere opções fáceis de serem limpas e com manutenção mais tranquila, como a cerâmica e porcelanato.

6. Plantas

Sem dúvida, as plantas ajudam a dar um toque especial aos ambientes, dando mais vida e alegria ao espaço. Assim, vasos e jardineiras podem ser ótimos itens decorativos, além das (super em alta) hortas verticais.

7. Iluminação

Não é de hoje que a iluminação vem ganhando ares de protagonista em qualquer decoração, e com a área gourmet não seria diferente.
Como a área gourmet é um espaço dedicado não apenas às atividades diurnas, um dos itens que não pode faltar é uma boa iluminação. Assim, vale apostar em pendentes coloridos em tons de cobre, que estão em alta e acabam se tornando itens decorativos.
Também vale apostar em spots no teto e nas paredes, para garantir uma boa iluminação em eventos noturnos.
Não esquecendo de apostar em jogos de luz indireta, seja com spots, arandelas e demais fontes de luz auxiliares, em tons quentes, como luz amarela, por exemplo, para aqueles eventos mais intimistas.

Confira nossos Serviços

Taxa Selic

Selic