Palavras Chave Negativas

Negativando Termos em Campanhas de Adwords

Palavras Chave Negativas

Você usa as campanhas de Google Adwords para divulgar o site de sua imobiliária, mas acha que créditos estão sendo consumidos sem obter retorno? Veja como as Palavras Chaves Negativas podem lhe auxiliar a obter um melhor desempenho em suas campanhas de Links Patrocinados.

Sempre que você cria uma campanha de Google Adwords para sua imobiliária é necessário ter em mente que não basta apenas fazer um anúncio de qualidade e cadastrar bons termos de pesquisas, isto com certeza é muito importante, mas, determinadas buscas, feitas por diversos usuários, podem estar consumindo seus créditos sem gerar contatos, para que isto não ocorra, devemos fazer uso do recurso de negativação de palavras chave que o sistema o Adwords nos oferece. Vamos entender um pouco mais sobre este conceito e aprender a negativar termos que não são importantes para suas campanhas.

Links Patrocinados e Palavras Chave Negativas

O que são palavras chave negativas

São termos que usuários utilizam nas buscas, mas que não são interessantes para suas campanhas, assim, sempre que alguém utilizar um determinado termo que está negativado em suas campanhas, os anúncios de sua imobiliária não irão aparecer nas buscas. Vamos a um exemplo prático:

Sua imobiliária não trabalha com alugueis de imóveis, mas você percebe que muitas pessoas estão entrando em contato com sua empresa, procurando por aluguel de imóveis, aqui existem duas possibilidades:

  • A primeira é o fato do usuário estar fazendo uma busca genérica, por exemplo, procurando apenas por imobiliária em cidade X, com este tipo de busca, realmente fica impossível identificar a intenção desde usuário, não sabemos se ele quer comprar, vender ou alugar, nem sabemos se é uma casa, um terreno, apartamento ou, outro tipo de imóvel.
  • A segunda possibilidade seria a busca assertiva do usuário, ou seja, quando ele procura por aluguel de imóveis em cidade X, ou alugar apartamento em “X local”. Aqui o usuário informou a intenção dele, mas você não trabalha oferecendo serviços de aluguel, ou seja, este crédito poderia ser economizado, possibilitando seu uso para quem realmente tenha interesse em seus imóveis a venda.

Então como resolver este problema, como identificar a forma com que meus usuários estão me procurando e saber quais termos negativar? É o que ensinaremos agora passo a passo. Confira:

A primeira coisa a ser feita é saber como as pessoas estão procurando por imóveis em sua cidade, com quais termos você está aparecendo nas buscas e, sendo acessado, para identificarmos isto faremos o seguinte:
Logado em suas campanhas, iremos antes de mais nada, definir um período de tempo que vamos analisar para sabermos como estamos sendo encontrados e clicados, aqui, sugerimos usar “Todo o Período”, assim, saberá exatamente quais foram os termos de buscas que consumiram seus créditos desde o início das campanhas até o presente momento.

Assim, logado vá até o canto superior direito de suas campanhas e, escolha todo período, caso nunca tenha mexido, o padrão deverá estar em “últimos 30 dias”.

Palavras Chave Negativas

 

Links Patrocinados e Palavras Chave Negativas

Após definida esta etapa, volte ao painel das campanhas e escolha a opção “Termos de Pesquisas”, conforme a imagem abaixo.

Links Patrocinados e Palavras Chave Negativas

Negativando Palavras Chave

 

Aqui é hora de avaliar todos os termos que receberam mais cliques e impressões, neste momento você deverá começar a criar uma planilha com os termos que entende que não são importantes para suas campanhas, por exemplo: “Aluguel”, caso seja sua situação, ou mesmo sítios, fazendas, chácaras. Avalie qual foi o custo total que estas buscas consumiram, mas não esqueça que podem haver termos semelhantes mais abaixo na lista, afinal, o sistema irá separar buscas no plural, singular, com acentuação ou não, assim o termo “Aluguéis” pode aparecer com acento e sem, some os dois valores para saber quanto este termo consumiu, ou outros termos que não são importantes.

Observe também os termos de buscas que citam seus concorrentes, mesmo que você não os cadastre nas buscas (pela política do Google, nem deve fazer), eles poderão aparecer pelo simples fato de ter o termo “imobiliária ou imóveis” cadastrados em suas campanhas e, um usuário digitar, “Imobiliária Concorrente X” seus anúncios provavelmente irão aparecer em função da palavra imobiliária, isto vai depender do tipo de correspondência de palavra utilizada (ampla, exata, de frase).

Considere não aparecer para anúncios com concorrentes, para isto, negative o nome deles em suas campanhas. Ao longo de 8 anos de experiência no mercado imobiliário, percebemos que, manter a exibição de anúncios para concorrentes, não gera contatos estes estão sendo procurados por indicações, ou negócios anteriores muitas vezes, aqui você não vai “capturar” um clique qualificado para seu site. Lembrando apenas que você não cadastrou eles nos termos negativados e por usarem o termo imóveis ou imobiliárias, seus anúncios irão aparecer nas buscas por eles, caso eles tenham estes nomes utilizados nas buscas.

Divulgação Imobiliária

Como Cadastrar Palavras Negativas

Após feita sua lista de palavras a serem negativadas, é hora de fazer isto, para que você possa negativar os termos que encontrou, você irá em “Palavras-chave Negativas” que fica ao lado esquerdo de “termos de pesquisa”.

Aqui vale uma observação, existem duas opções, o cadastro de negativas a nível de campanhas e a nível de grupos de anúncios, este irá variar de acordo com a estrutura que foi criada para suas campanhas. A nível de campanhas servirá para todos os grupos de anúncios criados, a nível de grupo de anúncios, apenas para eles, assim, campanhas e grupos de anúncios podem não compartilhar dos mesmos termos negativados.

Vamos utilizar como exemplo nossas negativas a nível de campanhas mesmo. Com sua lista de palavras chave negativas, você irá clicar no botão vermelho escrito “+ palavras-chave”, em seguida, deverá apenas colar os termos no campo que ficou habilitado para esta finalidade. Em seguida, basta salvar as alterações.

Nagativar Termos de Buscas

 

Poderá ver que foi criada uma lista de termos dos quais você identificou como não importantes para suas campanhas. Este é um recurso que permitirá com que você economize valores em suas campanhas, não desperdiçando créditos com determinados termos. Busque fazer este procedimento semanalmente no mínimo, liste a período de tempo para os últimos 7 dias e revise sempre os termos, isto é, de extrema importância para o sucesso de suas campanhas.

Ficou com alguma dúvida em relação a este recurso, quer saber mais sobre campanhas de Links Patrocinados Google Adwords para Imobiliárias? Então entre em contato conosco!

Divulgação de Imóveis Com Adwords