Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias

Dicas para gestão de leads no mercado imobiliário.

Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias

Uma das melhores formas de deixar o cliente informado sobre o mundo imobiliário e deixa-los atualizados sobre os melhores meios de se conseguir o próprio imóvel.


Geração e Gestão de Leads - Atualmente uma estratégia indispensável para maioria das empresas, Leads são contatos que demonstraram algum interesse no produto ou serviço que sua empresa oferece, podendo criar a oportunidade para futuras de vendas. Podem ser pessoas que estão navegando pela internet em busca de um novo imóvel, e que se cadastram no seu site para receber informações sobre valores de casas, apartamentos e terrenos, entre outros, alguém que entra no site de sua empresa por curiosidade de saber mais informações sobre como conseguir o imóvel ideal para a sua família  e, acaba solicitando um orçamento, ou até mesmo uma pessoa que entra em contato por telefone, em busca de um contato mais direto com alguém da empresa, até mesmo para se sentir mais seguro em tratar de um assunto que muitas vezes é a compra da casa própria e, que envolve altos valores.

Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias

Por que o Gerenciamento de Leads é importante?


Uma Gestão de Leads bem feita, juntamente com estratégias e um bom planejamento de Marketing Digital através de Divulgação Imobiliária, podem ampliar consideravelmente a reputação de sua empresa, trazendo o reconhecimento, o fechamento de negócios e o lucro para o sua imobiliária.
Para a Geração de Leads de uma imobiliária existem alguns serviços e técnicas que são de suma importância, vejamos algumas delas:

  • Acompanhamento de Conversões – Uma conversão é obtida quando algum usuário, seja novo ou recorrente, entra no site de sua imobiliária, lhe envia um e-mail, liga para você ou mesmo, faz uma visita pessoalmente, aqui foi gerado um novo lead para sua empresa.
  • Redes Sociais - A divulgação através das redes sociais que tem sido um dos principais meios de mostrar a sua empresa e seus serviços na internet, pois possibilitam trabalhar com o visual e o contato imediato, gerando interatividade entre sua empresa e o seu público alvo.
  • Mídias Off-Line – Ainda é forte e amplo o uso de recursos como folders, banners, outdoors, jornais impressos e revistas. A mensuração desde meios de publicidade é mais difícil, pois nem sempre há o devido acompanhamento.
  • Indicações - A indicação boca-a-boca, pois ainda é uma estratégia que mesmo com o passar dos anos, continua sendo muito utilizada, e esta transmite uma grande credibilidade, pois normalmente são pessoas conhecidas que comentam sobre a seriedade e a credibilidade de sua imobiliária.
  • Marketing de conteúdo – Encontre sites, blogs, faça parcerias onde você possa escrever artigos ou conteúdos mais simples, todos relacionados ao seu mercado e citando sua imobiliária, tente fazer com que estes “sites parceiros” coloquem links para seu site, isto vai lhe favorecer junto as buscas orgânicas no Google, Bing, Yahoo. Um bom exemplo para começar a fazer uso deste recurso é o site Medium.

Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias

Como Fazer o Acompanhamento da Geração dos Leads


Aqui devemos considerar alguns aspectos importantes, como exemplo, cadastrar cada novo contato gerado, rastrear por onde ele veio e, fazer uma verificação se este comprou, alugou ou não um imóvel com sua imobiliária. Uma das formas simples de fazer isto é através de uma simples planilha de gestão de leads, aqui você pode listar todas os meios que utiliza para divulgar seus imóveis e, ir colocando na planilha um número de contatos que chegou e por onde ele chegou, por exemplo:

Geração de Leads Imobiliárias

Na imagem acima listamos alguns meios de publicidade disponíveis para sua imobiliária, você pode ter mais ou menos formas de divulgação. Aqui simulamos um total de 114 contatos em um período de 30 dias. Estão terão em seu software de gestão um cadastro mais aprimorado, mais aprofundado, agora na planilha abaixo, vamos listar apenas quem comprou algo, sem nomes, apenas o meio de publicidade que originou o contato que possibilitou o fechamento:

Gestão de Leads Imobiliárias

Em nossa simulação vimos que de todos os meios utilizados, apenas alguns deles resultaram em fechamento de negócios, assim podemos avaliar o ROI (Retorno Sobre Investimento) de cada meio de publicidade, também teremos uma gestão de Leads focada em resultados, pois, saberemos o que funciona para nossa imobiliária.

Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias

Acompanhamento de Conversões


Em ferramentas de publicidade online é quase sempre possível efetuar o acompanhamento de conversões, com o Google AdWords, e o Facebook Ads por exemplo, é possível implementar códigos que rastreiam os envios de formulários de contatos, isto facilita este acompanhamento, já em termos de ligações telefônicas, depende muito do meio de publicidade utilizado, vamos supor que sua imobiliária fez um anúncio em uma rádio local, quando um novo contato ligar, deveria ser solicitada a informação que iria indicar de onde este contato viu o anúncio, ou soube da imobiliária.

Geração e Gestão de Leads para Imobiliárias
Contatos e Sistemas


Cada imobiliária tem um site e um sistema de gerenciamento de imóveis, muitos destes sistemas oferecem a possibilidade de cadastros de clientes ou de contatos interessados, caso seu sistema tenha este recurso, vale a pena mesmo fazer uso dele, com ele você pode criar listas de e-mail marketing, parabenizar clientes e interessados por aniversários, ou criar outros meios de interação com essa lista de contatos, vai da sua criatividade.
A gestão correta de Leads é parte fundamental do sucesso de sua imobiliária, aqui preparamos um conteúdo básico, apenas para exemplificar o que imobiliárias de sucesso fazem sem grandes esforços, há muito mais para fazer como aplicar o conceito de funil de vendas para novos Leads, além de outras técnicas.